Home.png
Seta.png

BOUTANT

REALIZADO

EM 2019

Tipografia romana com peso médio desenvolvida para textos longos. De caráter clássico e elegante, seus traços são modulados por um contraste

médio através de um eixo humanístico.

Arcobotante é uma construção em forma de meio arco utilizada na arquitetura gótica com a finalidade de apoiar paredes e distribuir o peso das colunas. Somente dessa forma, as construções poderiam ser maiores de altura, agregando forma, beleza, função e estrutura a cada monumento. Boutant, em francês, significa arcobotante.

Sobre esses aspectos, a forma da tipografia foi essencialmente baseada na forma de um arcobotante,

no qual uma inclinação diagonal seguida de uma

curvatura detalhadamente pensada partem de uma

forma perfeitamente reta na vertical, garantindo

assim estruturação e elegância.

O projeto de construção tipográfica se dividiu em três partes, a primeira, feita de maneira manual, teve o intuito de explorar todas as formas possíveis para uma única letra, em que — com uma pena e um nanquim — apenas mudando a direção angular do instrumento, uma norma forma completamente diferente das demais pudesse ser descoberta, através de retas, curvas, quinas, remates e serifas, compondo assim uma letra única e personalizada. A segunda etapa, consiste na lapidação e adaptação de cada letra criada anteriormente a partir de dois lápis presos entre si. O detalhadamente dos tipos começam a ser refinados e especificados, definindo espessuras e contrastes de cada traço e reta, sendo ela horizontal ou vertical. O ultimo e terceiro passo feito agora de maneira digital é um processo em que milimetricamente, cada traço é vetorizado no computador.

Assim, nasce Boutant, fonte única e que foi feita de maneira consistente durante todos os processos, através de grandes descobertas e sempre pensando nos tipos e atribuindo-lhes características de forma geral e não de forma individual.

proximoprojeto.png
icone_seta.png
Contato.png